quinta-feira, 25 de abril de 2013

A música e o capeta: Rolling Stones X Raul Seixas

Recentemente ocorreu um 'causo' no rock gaúcho envolvendo uma inspiração um tanto quanto demasiada no trabalho de um gringo. Méritos (ou deméritos) devidamente reconhecidos, vamos pensar um pouco: a música se renova ou se copia?

Em 1968 os Stones lançaram a música Sympathy for the Devil. Sua letra é uma espécie de diálogo, em que alguém conta sua história, relatando onde esteve e o que fez, ao longo de sua trajetória, sempre citando acontecimentos marcantes (trágicos). O cidadão: Lúcifer.

"E eu estava por lá quando Jesus Cristo
Teve seu momento de dúvida e dor.
Certifiquei-me de que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino"

Em 1976, Raul Seixas lançou a música Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás. A letra também é apresentada como uma espécie de apresentação. O personagem conta que está na Terra desde a sua criação e assistiu a todos os grandes acontecimentos. Assim como nos Stones, teria assistido Cristo ser crucificado:

"Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado"

Esta é só uma das coincidências. Mas garanto que na década de 70 não tivemos ninguém acusando o Maluco Beleza de plágio. Por mais escancarada que esteja a chupada na letra.

Tirem suas próprias conclusões:

Rolling Stones:
 

Raul Seixas:
  

Adicionado em 19/06/2013.

Stones novamente na parada, desta vez em um embate criativo com os caras do The Kinks. Se não me engano, a diferença entre o lançamento de uma e de outra é de 6 meses...

David Watts - The Kinks:

The Rolling Stones - Let's Spend the Night Together:


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Tramóia ZINE | Suporte: Mais Template