quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Haiti não é aqui. Mas poderia ser.

Estamos todos comovidos com as notícias vindas da América Central.
O Haiti foi reduzido a montes de escombros e corpos. Uma enfermaria a céu aberto sem médicos, aparelhos e medicamentos. Famílias inteiras perderam tudo, desde o material até o sentimental. Sem rumo ou local seguro para ficar, a população toma as ruas que foram transformadas em grandes dormitórios. Um albergue à luz das estrelas. Não vou escrever mais sobre a tragédia, pois todos acompanhamos as notícias através de televisão, rádio, jornais, internet.

O que chama atenção neste caso é a grande mobilização das nações para auxiliar os inúmeros desabrigados desamparados pelos tremores. E destaco o pronto atendimento prestado pelo Brasil. Além de apóio técnico para o resgate o Governo doará cerca de US$ 10 milhões ao Haiti.

O Brasil está fazendo a sua parte para socorrer a população daquele que um dos países mais pobres do mundo. Em contrapartida, a burocracia para ajudar "os nossos" é imensa. Lembram de Blumenau em novembro de 2008? Muitos dos desabrigados ainda não tiveram recursos liberados para recomeçarem suas vidas. Hoje, no interior do RS, há um grande número de desabrigads, também decorrente das chuvas. E até agora nada foi resolvido. Em São Paulo temos um bairro que está há mais de um mês de baixo d'água. No Rio, fortes chuvas desabrigaram muitos, mataram outros tantos e NADA de pronto atendimento.

O Brasil também tem sido vítima das forças da natureza e nossos desabrigados estão bem aqui, de baixo de nossos narizes.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Tramóia ZINE | Suporte: Mais Template